Ouvidoria do CRECI participa de Congresso em Brasília

Neste ano já foram recepcionadas cerca de 1.223 demandas pela Ouvidoria, o maior número é o de denúncias, que totaliza 896, seguido pelo registro de dúvidas, que perfaz um total de 145 e também há pedidos de informação, elogios, críticas e opiniões, reclamações, sugestões, solicitações e credenciamento CEF.
Deste número, 261 foram denúncias anônimas. O cadastro de denúncias anônimas é permitido, porém, devido à falta de dados de contato não é possível assegurar que o(a) cidadão(â) terá ciência da conclusão gerada após a averiguação da demanda enviada.

O CRECI sabe que a Ouvidoria é uma ferramenta fundamental para organizações que buscam aprimorar o relacionamento com seus clientes e garantir a transparência e a eficácia, na resolução de conflitos. Exatamente, por isto, incentivou a participação de sua Ouvidoria, representada pela colaboradora Jamile Falcão, no XXVI Congresso de Ouvidores.
Também estavam presentes representantes da Ouvidoria dos Creci’s do RJ, CE, PR e RS.
O evento foi promovido pela ABO – Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman e aconteceu, em Brasília, de 27 a 29 de novembro, tendo como tema: “A Ouvidoria Estratégica e a Inclusão Cidadã”.

Durante o evento, uma importante troca de experiências na apresentação de cases, das Ouvidoras da BrasilPrev e Petrobras, quando expuseram a atuação nas suas Ouvidorias e o envolvimento nos projetos que visam ao estímulo à participação e à inclusão cidadã.

As oficinas temáticas abordaram assuntos também relevantes, como, por exemplo, os Avanços e Desafios dos Marcos Legais que, tratam de um projeto de Lei, em tramitação na Câmara Federal, visando o fortalecimento institucional das ouvidorias no Brasil; outros temas também foram abordados, como, a Segurança Psicológica no Ambiente de Trabalho; o Espaço de Acolhimento das Ouvidorias, buscando discutir o atendimento humanizado e Experiências de uma prática internacional. A palestra apresentada pelo Prof. Dr. José Maria Aviles Martinez denominada “As Politicas de Convivência Organizacional” representou um momento importante do evento.

Destaque também para as pautas com explanações dos assuntos ligados à governança, integridade e transformação, bem como a utilização dos recursos tecnológicos de inteligência artificial no tratamento de manifestações e o uso estratégico e responsável da informação.

A Ombudswoman do CRECI/BA, Jamile Falcão está muito satisfeita com sua participação que, lhe deixou a par das melhores práticas e últimas atualizações, na sua área de atuação.
Desde o início de suas atividades, em Agosto de 2016, o setor já recebeu um total de 7.706 manifestações das quais, aproximadamente, 76% foram referentes a denúncias, e muitas delas, voltadas para averiguação da prática de exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis.

 

Fernanda Fernandes

Assessoria de Comunicação

CRECI BAHIA

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Postado no dia 04/12/2023

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