Cofeci e Caixa otimizam Venda de Imóveis, através do SGR.

A realização do sonho da casa própria e o recebimento de honorários pela intermediação direta com a Caixa Econômica Federal são alguns dos aspectos positivos do convênio retomado, esta semana, pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis, com a tradicional Instituição, por meio, respectivamente, dos presidentes Carlos Vieira e João Teodoro.

A novidade será, a venda de imóveis adjudicados pela Caixa, que passa a ser feita também pelo Sistema de Registro de Imóveis desenvolvido pelo Cofeci, o que agilizará sobremaneira, por exemplo, os processos de financiamento e escritura. Para se ter uma ideia do alcance dessas funcionalidades, no Brasil, 650 mil profissionais pessoas físicas e 92 mil empresas imobiliárias vão poder se credenciar ao SGR.  (No Instagram: @sgr.cofeci)

Sobre o SGR
A sigla de apenas três letras identifica uma potente ferramenta tecnológica para cadastro das atividades de intermediação imobiliária que interliga a fiscalização do Sistema Cofeci-Creci instantaneamente com os corretores de imóveis e imobiliárias de forma online, com economia de tempo e custos e, por conseguinte, mais eficiência, com plena observância, claro, à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

É também útil para diminuir os conflitos no mercado imobiliário, ao proporcionar cadastro, registro e gerenciamento de documentos, a exemplo de laudos de vistoria e de entrega, pareceres com metodologia científica e contratos produzidos no âmbito das relações entre corretores, imobiliárias e clientes. Ou seja, garantia de direitos e deveres das partes envolvidas na parte negocial, o que representa garantia para a sociedade.

Todos os tipos de documentos registrados no SGR devem ser passíveis de assinatura e autenticação por meios digitais, preferencialmente baseados no Sistema Gov.br e a autenticação de dados do corretor de imóveis e das imobiliárias será realizada por meio do Banco de Dados unificado do Sistema Cofeci-Creci.

Agora o Corretor de Imóveis PF, também pode entrar nestas vendas!
É o Sistema Cofeci Creci sempre procurando soluções para a classe de corretores de imóveis!

#sgr
#sistemacofecicreci

O Presidente João Teodoro está muito satisfeito com as excelentes perspectivas para toda a classe, com esta parceria, tanto que, a matéria foi fruto de mais um artigo de sua autoria, leia e entenda um pouco mais desta excelente ferramenta:

A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DO SGR E O NOVO CONVÊNIO CAIXA-CRECI

Preocupado em manter o Sistema Cofeci-Creci em sintonia com a nova realidade tecnológica, o Cofeci firmou com a empresa Conta Fácil um contrato de parceria público-privada, mediante um processo de chamada pública. O objetivo da contratação foi o desenvolvimento de um projeto que colocasse Corretores de Imóveis e imobiliárias na vanguarda dos acontecimentos tecnológicos.

A solução encontrada foi a criação do SGR – Sistema de Governança e Registro de Contratos Imobiliários e Documentos. A plataforma foi disponibilizada ao mercado, em setembro de 2022. Trata-se de verdadeira revolução tecnológica aplicável às transações imobiliárias. Todo baseado em tecnologia blockchain, a mesma utilizada pelas inexpugnáveis criptomoedas, o SGR desburocratiza e reduz custos com arquivamento de documentos, moderniza nossa fiscalização e automatiza vistorias eprocessos de escrituração e registro de imóveis.

O SGR registra contratos e documentos de forma criptografada e absolutamente segura. Considerando a condição de autarquia federal e a fé pública conferidas por lei ao Cofeci, em conformidade com a Lei nº 14.382/22, que criou o SERPE – Sistema Eletrônico Unificado de Registros Públicos, pessoas físicas e jurídicas inscritas no Sistema Cofeci-Creci têm à disposição o mais ágil e moderno meio registrador de contratos e documentos, a baixíssimo custo. O registro de opções permite a substituição da fiscalização presencial pela virtual.

Somente para Corretores e imobiliárias, o SGR permite o registro de documentos relativos à compra, venda, permuta, locação e avaliação de imóveis e gestão condominial, como: contratos e promessas de compra e venda, contrato preliminar, contrato de permuta, recibo de sinal de negócio, arrendamento, built-to-suit (construção para aluguel por encomenda), locação, comodato, fiança, autorização para venda ou locação, atas condominiais, PTAM-Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica e qualquer outro documento imobiliário.

O SGR permite também assinaturas eletrônicas validadas com biometria facial ou senha exclusiva e promove, automaticamente, a escrituração e registro de imóveis. Assim sendo, o Sistema chamou a atenção da Caixa Econômica Federal. Nesta quinta, 23, a demonstração do SGR encantou os técnicos do Banco. Em momento posterior, reuniram-se os presidentes Carlos Vieira e João Teodoro (Caixa e Cofeci), juntamente com o Secretário do Cofeci, Rômulo Lima, e acordaram o relançamento de um inédito convênio de cooperação.

Pelo novo acordo, todos os Corretores e Imobiliárias em situação regular junto ao Creci serão automaticamente habilitados para vender imóveis da Caixa, por meio do SGR. A Caixa também disponibilizará imóveis da União, estados e municípios sob sua responsabilidade. A ideia é que todo o processo de venda seja automatizado, sem que a Caixa tenha qualquer contato com os compradores e, só eventualmente, com os Corretores e imobiliárias. Todo o processo, desde a venda até a escrituração e o registro, será gerido pelo SGR. Uma revolução!

João Teodoro da Silva

Presidente – Sistema Cofeci-Creci – 25/NOV/2023

 

Fernanda Fernandes

Assessoria de Comunicação

CRECI BAHIA

 

Compartilhar / Imprimir

Postado no dia 27/11/2023

CRECI BAHIA - 9ª REGIÃO

  • Rua Metódio Coelho, nº 71, Edf. Samuel Arthur Prado, Parque Bela Vista, Salvador/BA, CEP: 40.279-120
  • Funcionamento: Seg. a Sex. das 09h às 17h
  • (71)3444-1450
  • Atendimento Remoto (CLIQUE AQUI)
  • creciba@creciba.gov.br
  • CNPJ: 15.245.848/0001-58

Nossa Localização

Siga-nos nas Redes Sociais

Template desenvolvido por Natan Santos.